Top 5 da semana

Relacionados

A Revolução de Braga que impôs o fascismo em Lisboa

  • Implantação da República a 5 de Outubro de 1910
  • Termina a Grande Guerra mas instabilidade social aumenta
  • verificados atentados bombistas e forte atividade anarco-sindicalista
  • Congresso Mariano em Braga a 28 de Maio congrega as principais figuras do conservadorismo católico
  • Gomes da Costa está na cidade por ocasião do Congresso Mariano.
  • 28 de Maio marcha até Lisboa
Neste local esteve instalado o Regimento de Infantaria nº 8. Junto, o Campo da Vinha onde, em 28 de maio de 1926, sob o comando do general Gomes da Costa, se formaram as tropas para marchar sobre Lisboa, dando início à “Revolução Nacional” que instaurou a ditadura militar.
Neste local esteve instalado o Regimento de Infantaria nº 8. Junto, o Campo da Vinha onde, em 28 de maio de 1926, sob o comando do general Gomes da Costa, se formaram as tropas para marchar sobre Lisboa, dando início à “Revolução Nacional” que instaurou a ditadura militar. ver informação

A Revolução de Braga que impôs o fascismo em :Lisboa – A 28 de maio de 1926, Portugal entrou numa nova era. O que começou como “mais um levantamento no seio da Primeira República Portuguesa” rapidamente se transformou num movimento nacional imparável que derrubou o regime republicano e abriu caminho ao Estado Novo, que duraria até 1974.

Partindo de Braga, sob comando do general Gomes da Costa, a revolução espalhou-se em poucas horas por Porto, Lisboa, Évora, Coimbra e Santarém. Em Lisboa, o governo caiu sem resistência e, a 6 de junho, Gomes da Costa desfilava triunfante na Avenida da Liberdade perante milhares de pessoas cansadas da instabilidade política.

O golpe instalou a Ditadura Militar, depois chamada Ditadura Nacional, dissolveu o parlamento e suspendeu liberdades. A instabilidade interna abriu espaço para a ascensão de António de Oliveira Salazar, que, ao assumir as Finanças em 1928, iniciou o chamado “milagre financeiro” e consolidou o poder até se tornar Presidente do Conselho em 1932.

Com a Constituição de 1933, o país entrava oficialmente no Estado Novo, um regime autoritário, nacionalista e corporativista que se afirmava como herdeiro direto da “Revolução Nacional”, nome dado ao golpe de 1926.

“Foi assim que… o golpe de 28 de Maio de 1926 veio originar o Estado Novo, um sistema político autoritário, antidemoliberal e anticomunista.”

As consequências da revolução que começou em Braga

  • Pôs fim à Primeira República.
  • Inaugurou quase meio século de ditadura.
  • Lançou Salazar para o centro do poder.
  • Redesenhou a política, a economia e a sociedade portuguesas.

Artigos Populares