Top 5 da semana

Relacionados

A ministra e a pressa súbita do salário mínimo: quando a política fala mais alto que a economia

POLÍTICA SOCIAL

A ministra do Trabalho passou dois meses a jurar fidelidade ao acordo da Concertação Social, mas bastou uma reunião com as confederações patronais para surgir, toda lampeira, com uma proposta relâmpago de aumento do salário mínimo — tão rápida que até ultrapassou o calendário acordado. Quando não há crescimento económico que sustente o otimismo, quando as empresas estão asfixiadas pelos custos estruturais, e quando ninguém quer eleições… a súbita pressa da ministra só pode cheirar a uma coisa: estratégia eleitoral disfarçada de generosidade social.

A ministra que dizia “cumpriremos o acordo”… até deixar de dizer

Em 29 de julho, a ministra garantia que qualquer subida do salário mínimo para 2027 dependeria da Concertação Social. Sem acordo, mantinha-se o valor previsto: 970 euros.

Mas agora, numa reunião com as confederações patronais, eis que surge a metamorfose:

  • 2026: de 920 para 1020 euros (em vez dos 970 acordados para 2027).
  • 2027: de 970 para 1120 euros (antecipando o valor previsto para 2028).

De repente, a ministra transformou-se na Joana d’Arc do salário mínimo, pronta para empunhar a bandeira dos trabalhadores — mesmo que isso implique empurrar as empresas para o abismo dos custos.

A economia não cresceu, mas a ambição eleitoral sim

Não há indicadores económicos que justifiquem esta aceleração. Não há produtividade que acompanhe. Não há reformas estruturais que sustentem.

Há, isso sim:

  • sondagens que colocam o Governo em terceiro lugar, atrás do PS e do Chega;
  • um Parlamento onde ninguém quer eleições;
  • um Executivo que precisa desesperadamente de uma narrativa simpática para o centro político.

E a ministra parece ter percebido que a bandeira dos salários rende votos — sobretudo quando se tenta disputar o eleitorado que oscila entre o centro e a esquerda.

A pressa que não convenceu os patrões

As confederações patronais reagiram como quem vê alguém mexer no forno sem pedir licença:

  • Comércio, Turismo e Agricultura rejeitaram de imediato.
  • A CIP, talvez por distração ou por diplomacia, não se pronunciou.
  • E a ministra, perante o gelo da sala, retirou a proposta.

A heroína do salário mínimo ficou sem exército.

E o setor social? Nem sombra.

A ministra nem sequer ousou levar esta ideia às confederações sociais. E fez bem — ou melhor, fez mal, mas percebeu o risco.

O setor social vive num aperto salarial permanente. Uma surpresa destas provocaria síncope coletiva.

Mas talvez a ministra não se importe: ainda ecoa o seu entusiasmo pela entrada do capital privado nas instituições sociais, como se o setor solidário fosse um parque de diversões para investidores.

A ironia final: a “padeira de Aljubarrota” que queria entrar na história

A ministra parecia pronta para ficar nas estatísticas como a campeã dos salários, com as empresas a fornecer a farinha, a água e o forno — e ela, toda pimpeira, a posar para a fotografia.

Só faltou combinar com a economia. E com os patrões. E com o setor social. E com o país.

Por Arnaldo Meireles

www.sociedadejusta.pt

Artigos Populares