POLÍTICA SOCIAL
A ministra do Trabalho passou dois meses a jurar fidelidade ao acordo da Concertação Social, mas bastou uma reunião com as confederações patronais para surgir, toda lampeira, com uma proposta relâmpago de aumento do salário mínimo — tão rápida que até ultrapassou o calendário acordado. Quando não há crescimento económico que sustente o otimismo, quando as empresas estão asfixiadas pelos custos estruturais, e quando ninguém quer eleições… a súbita pressa da ministra só pode cheirar a uma coisa: estratégia eleitoral disfarçada de generosidade social.
A ministra que dizia “cumpriremos o acordo”… até deixar de dizer
Em 29 de julho, a ministra garantia que qualquer subida do salário mínimo para 2027 dependeria da Concertação Social. Sem acordo, mantinha-se o valor previsto: 970 euros.
Mas agora, numa reunião com as confederações patronais, eis que surge a metamorfose:
- 2026: de 920 para 1020 euros (em vez dos 970 acordados para 2027).
- 2027: de 970 para 1120 euros (antecipando o valor previsto para 2028).
De repente, a ministra transformou-se na Joana d’Arc do salário mínimo, pronta para empunhar a bandeira dos trabalhadores — mesmo que isso implique empurrar as empresas para o abismo dos custos.
A economia não cresceu, mas a ambição eleitoral sim
Não há indicadores económicos que justifiquem esta aceleração. Não há produtividade que acompanhe. Não há reformas estruturais que sustentem.
Há, isso sim:
- sondagens que colocam o Governo em terceiro lugar, atrás do PS e do Chega;
- um Parlamento onde ninguém quer eleições;
- um Executivo que precisa desesperadamente de uma narrativa simpática para o centro político.
E a ministra parece ter percebido que a bandeira dos salários rende votos — sobretudo quando se tenta disputar o eleitorado que oscila entre o centro e a esquerda.
A pressa que não convenceu os patrões
As confederações patronais reagiram como quem vê alguém mexer no forno sem pedir licença:
- Comércio, Turismo e Agricultura rejeitaram de imediato.
- A CIP, talvez por distração ou por diplomacia, não se pronunciou.
- E a ministra, perante o gelo da sala, retirou a proposta.
A heroína do salário mínimo ficou sem exército.
E o setor social? Nem sombra.
A ministra nem sequer ousou levar esta ideia às confederações sociais. E fez bem — ou melhor, fez mal, mas percebeu o risco.
O setor social vive num aperto salarial permanente. Uma surpresa destas provocaria síncope coletiva.
Mas talvez a ministra não se importe: ainda ecoa o seu entusiasmo pela entrada do capital privado nas instituições sociais, como se o setor solidário fosse um parque de diversões para investidores.
A ironia final: a “padeira de Aljubarrota” que queria entrar na história
A ministra parecia pronta para ficar nas estatísticas como a campeã dos salários, com as empresas a fornecer a farinha, a água e o forno — e ela, toda pimpeira, a posar para a fotografia.
Só faltou combinar com a economia. E com os patrões. E com o setor social. E com o país.
Por Arnaldo Meireles




