Gaia junta-se, assim, a Amadora, Borba e Porto, tornando-se uma cidade compassiva, um movimento que procura consciencializar a sociedade civil para a missão dos cuidados paliativos e, como tal, pretende estabelecer alguns objetivos a desenvolver ao longo do ano, nomeadamente: capacitação dos indivíduos, família, grupos e comunidade na promoção do cuidar do doente e da família na doença avançada, no final de vida e no processo de morte, numa rede criativa, inovadora e potenciadora de melhores resultados, em articulação com os prestadores de cuidados de saúde; e ainda o estabelecimento de parcerias para uma resposta social conjugada e integrada.
Também a componente da informação e formação será reforçada, capacitando o cuidador para o cuidado, através de formações básicas e capacitações práticas em cuidados paliativos, promovendo a inclusão de conteúdos em ações formativas destinadas aos profissionais de saúde, como através de formações para os prestadores das instituições parceiras, em cursos realizados pela Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos de Gaia.
Todos querem uma sociedade justa. Nós lutamos por ela, Ajude-nos com a sua opinião. Se achar que merecemos o seu apoio ASSINE aqui a nossa publicação, decidindo o valor da sua contribuição anual.