Presidente na Ucrânia sem autorização do Parlamento

Presidente na Ucrânia sem autorização do Parlamento  – Preparada longamente, com comitiva estruturada aos mais diversos níveis, o Presidente da República visita hoje a Ucrânia no mesmo dia que o presidente da Lituânia. Marcelo Rebelo de Sousa é acompanhado do Ministro dos Negócios Estrangeiros e várias personalidades (históricas) da democracia portuguesa.

Recorde-se que o Parlamento não se pronunciou sobre esta visita apesar do relativo consenso sobre a mesma. E prevê-se que a 6 de Setembro, Santos Silva submeta aos deputados a regularização formal desta visita.

Os partidos foram consultados sobre esta visita e os serviços da Presidência explicaram em nota pública que “Como é habitual nestas circunstâncias, o PAR consultou todos os Grupos Parlamentares e Deputados Únicos, assim como o Presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, tendo verificado que uma eventual deslocação de Sua Excelência o Presidente da República à Ucrânia contará com o apoio generalizado no Parlamento, procedendo-se à ratificação formal da autorização de deslocação na Comissão Permanente, que se realizará dia 6 de setembro“.

Esta particular interpretação da lei, baseada no previsível consenso, ainda não fez escola nas faculdades de direito europeias.

*

PRESIDENTE NA UCRÂNIA SEM AUTORIZAÇÃO DO PARLAMENTO

 

 

 

 

 

 

Todos querem uma sociedade justa. Nós lutamos por ela, Ajude-nos com a sua opinião. Se achar que merecemos o seu apoio ASSINE aqui a nossa publicação, decidindo o valor da sua contribuição anual.

Deixe um comentário

*