As pessoas no centro da História por António Borges Coelho

As pessoas no centro da História por António Borges Coelho. O historiador morreu no dia 17 de outubro de 2025, numa unidade de saúde nos arredores de Lisboa, vítima de uma infeção respiratória, cerca de um mês após ter contraído Covid-19.

Natural de Murça, Trás-os-Montes, nasceu em 7 de outubro de 1928 e dedicou a sua vida à investigação histórica, ao ensino e à luta pela liberdade.

O forte de Peniche agora Museu da Resistência as pessoas no centro da História por António Borges Coelho

Historiador comprometido com a justiça social

  • Foi preso político durante o Estado Novo, tendo estado detido no Aljube e em Peniche por mais de seis anos.
  • Militante do Partido Comunista Português até 1992, colaborou com o jornal clandestino Avante!.
  • Recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade em 2018 e o Prémio Universidade de Lisboa pelo seu “trabalho inovador” na historiografia portuguesa.
As celas hoje abertas no Museu da Resistência em Peniche – as pessoas no centro da História por António Borges Coelho.

Obra centrada nas pessoas e na resistência

As pessoas no centro da História – António Borges Coelho estudou profundamente a Inquisição e a influência da cultura islâmica na história portuguesa.

»»»

Todos querem uma sociedade justa. Nós lutamos por ela, Ajude-nos com a sua opinião. Se achar que merecemos o seu apoio ASSINE aqui a nossa publicação, decidindo o valor da sua contribuição anual.

Deixe um comentário

*

Sociedade Justa
Visão geral da privacidade

Este sítio Web utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso sítio Web e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do sítio Web que considera mais interessantes e úteis.