Os trabalhadores das IPSS manifestaram-se no Porto exigindo atualizações e melhores salários bem como melhorias na contratação coletiva. Recebidos pela direcção da CNIS ficaram a saber que apenas está previsto para meados de fevereiro uma resposta do Governo, altura em que se prevê esteja concluído para assinatura das partes o acordo de cooperação de 2025 que vai regular as alterações nas comparticipações sociais daí decorrendo os aumentos esperados.
Os salários dos trabalhadores
A Contratação Coletiva em dificuldades
Comentário
Lutar por um salário justo
A desvalorização política da atividade das IPSS (seus dirigentes e trabalhadores), parecendo desconhecer a importância do setor na coesão do país e na qualidade de vida disponibilizada aos utentes, a pressa em abrir este setor à atividade privada; acrescida de uma fé repentina nas projeções macroeconómicas que “tudo resolvem”, pelo menos nos cálculos de Excel, está a fechar os olhos à dignificação dos salários dos trabalhadores sociais.
As reivindicações gritadas nesta ladaínha do desespero mostram que estamos muito longe do salário justo nesta atividade e que o caminho a andar ainda é muito longo.
Sinal de desconsideração é o atraso na assinatura do acordo de cooperação para 2025, embora quem Pode nos explique que os retroativos estarão aí! Sim, mas como ficou claro na manifestação “o gaz e o pão sobe, mas os salários não!”
Por Arnaldo Meireles
Todos querem uma sociedade justa. Nós lutamos por ela, Ajude-nos com a sua opinião. Se achar que merecemos o seu apoio ASSINE aqui a nossa publicação, decidindo o valor da sua contribuição anual.