Novas gerações sofrem impacto da pobreza – o departamento da pastoral juvenil dos bispos portugueses referiu em nota pública que muitos jovens enfrentam dificuldades significativas no acesso a habitação digna, no ingresso no mercado de trabalho e na obtenção de condições justas para um futuro estável.
Referindo o problema estrutural da permanência prolongada dos jovens na casa dos pais, muitas vezes por ausência de alternativas viáveis, a nota sublinha que esta questão exige respostas urgentes”.
A informação divulgada constitui um resumo de um estudo sobre a ‘Pobreza e exclusão social em Portugal: uma visão da Cáritas’.
Com estes dados a DNPJ – direcção nacional da pastoral juvenil – , consideram que “revelam uma realidade preocupante que afeta de forma transversal a sociedade, atingindo os jovens e limitando o seu acesso a condições dignas de vida e de futuro”.
Pobreza a cruzar e unir gerações
O estudo da Cáritas Portuguesa reforça, ainda, a evidência de que a pobreza se transmite entre gerações, sendo a educação um fator determinante para quebrar esse ciclo.
A impossibilidade de muitas crianças e jovens terem um espaço adequado para estudar, bem como as dificuldades económicas que condicionam o percurso escolar, são desafios que exigem um compromisso de todos”.
“Acreditamos que cuidar dos mais frágeis é um compromisso que define a nossa identidade cristã – refere a mesma nota.
Todos querem uma sociedade justa. Nós lutamos por ela, Ajude-nos com a sua opinião. Se achar que merecemos o seu apoio ASSINE aqui a nossa publicação, decidindo o valor da sua contribuição anual.